Skip to main content
lembrança de marca

Saiba como gerar lembrança de marca para o seu negócio

Para qualquer negócio, gerar uma boa lembrança de marca é algo fundamental. Independentemente de seu público ou da sua área de atuação, sua empresa precisa ocupar um lugar de destaque na mente das pessoas. Confira abaixo algumas ações que podem auxiliar você nessa grande missão e, consequentemente, conquistar novos clientes.

Reconheça as necessidades da sua empresa

Antes de querer que seus clientes conheçam sua empresa, você precisa conhecê-la bem. Conforme falamos em nosso artigo anterior, muitos aspectos devem ser levados em consideração quando se trata de estratégia de publicidade. O primeiro passo para conseguir gerar lembrança de marca é entender todas especificidades do seu negócio. Estabeleça metas, conheça seu mercado e seu público-alvo e tenha em mente o quanto você está disposto a investir em comunicação.

 

Invista em uma identidade de marca

Quando muitas empresas entregam produtos e serviços semelhantes, a necessidade da construção e manutenção de uma identidade de marca é fundamental. O desenvolvimento de uma identidade própria, com personalidade e aspectos visuais diferenciados, fará com que seu negócio se destaque mais e ocupe um lugar de maior reconhecimento na mente das pessoas.

Quanto mais forte, atrativa e concisa sua identidade de marca, maior a probabilidade de sua empresa ser uma das primeiras opções a ocuparem a mente do consumidor. A identidade é a forma como uma empresa quer ser vista pelos seus clientes, são as características que a formam. É seu nome, logotipo, uniforme, sua linguagem, fachada e seus anúncios, por exemplo. 

 

Seja amigo de seus clientes

Mais do que apenas institucional ou comercial, a comunicação com seu público deve transcender a relação entre empresa e consumidor. Tanto online quanto offline, as empresas que mais fazem sucesso são aquelas que, de alguma forma, tentam fazer parte da vida das pessoas.

Para gerar lembrança de marca, assim como um amigo, além de falar, você tem que saber ouvir aquilo que seu público pensa e mostrar interesse por ele. É preciso estabelecer diálogo, estar próximo, conversar de igual para igual. Todo cliente quer, acima de tudo, uma atenção especial.

Existem muitas formas de fortalecer a relação com seus clientes e, de acordo com a sua empresa e o perfil de seu público, é preciso escolher as formas mais adequadas. Ações diversas, como enviar mensagens de felicitação por aniversários, entregar brindes, oferecer cartões de fidelidade e promover eventos de interesse do seu público podem gerar resultados interessantes.

 

Fortaleça sua presença web

Quem não é visto, não é lembrado. Hoje, não restam dúvidas de que se a sua empresa não tem páginas na internet, é como se ela não existisse. Mesmo que você não esteja online, seus possíveis clientes estão e seus concorrentes também. Mas, muito mais do que estar na web, é saber explorá-la ao máximo através de estratégias de publicidade adequadas. 

Não basta ter site, página no Facebook ou Instagram, por exemplo, se você raramente atualiza seus conteúdos nestes meios. É preciso manter sempre uma boa frequência de publicações, aliando postagens de qualidade e de relevância. Tenha em mente que a internet é uma grande vitrine, a “fachada” virtual da sua empresa. Invista certo na web e conquiste sempre lembrança de marca.

Estar na web faz com que o público conheça melhor a empresa e tenha espaço para expor a sua opinião sobre ela, compartilhando-a com sua rede de contatos. É preciso estar preparado para receber elogios e, claro, para eventuais críticas, pois a forma como você irá reagir afetará diretamente na imagem da sua marca.

 

Utilize técnicas de Inbound Marketing

Com a evolução do marketing digital, um conceito que vem ganhando bastante força nos últimos anos é o chamado Inbound Marketing.  Trata-se de uma técnica que visa desenvolver um relacionamento progressivo com um potencial cliente, gerando uma forte lembrança de marca . Ao invés de tentar vender de forma insistente, invasiva e pouco atrativa, seu objetivo é criar valor para seu produto ou serviço através da disponibilização de conteúdos relevantes.

Quando você adota técnicas mais sutis de venda, oferecendo informação e uma solução para algum problema de seu público, ele sente-se muito atraído e é ele quem acaba indo atrás da empresa, e não o contrário. Nesse sentido, o Inbound Marketing funciona como o extremo oposto do modelo de venda porta a porta.

 

Conheça mais sobre esse assunto no nosso E-book “Uma Introdução ao Inbound Marketing”. 

 

Procure uma equipe especializada em publicidade

Para obter os resultados esperados, as ações de lembrança de marca precisam ser desenvolvidas continuamente. E, nesse complexo processo, é fundamental contar com profissionais especializados nas áreas de publicidade e gestão de marcas. Com seu conhecimento e experiência, a equipe tem capacidade para realizar uma profunda leitura do seu negócio e, então, propor as soluções mais adequadas.

 

Acompanhe nossos canais:

site núcleocom youtube instagram facebook behance