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publicidade e gestão de marcas

Publicidade e gestão de marcas: qual a diferença e por que seu negócio precisa dos dois?

Dentro do mundo da comunicação, os conceitos de publicidade e gestão de marcas muitas vezes geram certa confusão. Mas não se preocupe! Aqui a gente explica direitinho as diferenças entre eles.

 

Publicidade

Como seu próprio nome já dá a entender, a publicidade é o ato de tornar público. Ela engloba todos os esforços de comunicação desenvolvidos através das peças e das campanhas. Basicamente, é todo o conjunto de ações e anúncios (impressos, eletrônicos ou digitais) realizados com o objetivo de divulgar um determinado produto, serviço ou empresa.

Mas, para que estes materiais sejam ainda mais eficazes, precisam ser embasados em muito estudo e planejamento. E é aí que entra o papel da gestão de marcas.

 

Gestão de marcas

A gestão de marca (ou branding) é um processo desenvolvido a longo prazo, baseado em um grande estudo sobre a empresa, seus valores e suas necessidades, além de uma ampla pesquisa de mercado. É uma construção estratégica, cujo objetivo é fortalecer a identidade e a imagem da empresa a partir de análise aprofundada e do controle contínuo de fatores internos e externos.

Uma gestão bem feita gera lembrança [Leia mais: Saiba como gerar lembrança de marca para o seu negócio] e faz com que sua empresa se destaque e seja reconhecida de forma mais rápida, fácil e diferenciada pelo seu público. Quando realizada de forma adequada, aproxima a marca de seus clientes e estabelece uma relação de confiança e até mesmo de amizade. 

 

A importância para sua empresa

O branding seria como o coração e o cérebro, e a publicidade os braços e as pernas da comunicação de uma empresa. Eles estão intrinsecamente ligados entre si e, portanto, a importância de ambos é fundamental. Uma gestão de marca precisa da publicidade para que a empresa chegue até seu público, assim como a publicidade precisa de um branding adequado para ser mais efetiva.

A publicidade age como um instrumento que viabiliza a gestão da marca, transformando a teoria em prática. O branding dá um direcionamento para aquilo que deve ser desenvolvido, definindo público, linguagem, conceitos e tipos de materiais, por exemplo. Na busca por bons resultados é preciso saber aliar publicidade e gestão de marcas, e para fazer isso, você precisa do auxilio de quem é especialista no assunto [Leia mais: 5 habilidades dos profissionais de propaganda que trazem resultados para sua empresa].

 

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