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fiéis a sua marca

6 motivos pelos quais seus clientes não são fiéis a sua marca 

Investir na fidelização dos seus clientes é mais barato e fácil do que prospectar novos consumidores. Mas, mesmo na busca por bons resultados, alguns erros comuns são cometidos. Confira abaixo algumas situações que criam barreiras entre empresa e cliente, prejudicando o processo.

 

Não possuo sistema de pós-vendas

O relacionamento com o cliente vai muito além do momento da aquisição do produto ou serviço. Não se preocupar com isso é um erro fatal na busca pela fidelização. Um atendimento diferenciado de pós-vendas, com levantamentos de satisfação e resolução de adversidades, eleva as chances de seu cliente voltar a procurar sua empresa.

 

Não faço pesquisa de satisfação

Saber o que seus consumidores pensam é o melhor termômetro para medir o nível de satisfação em relação a sua marca. Através deste feedback, é possível mapear os pontos positivos da sua empresa e também aqueles que estão deixando a desejar. Uma pesquisa bem feita dá voz para seu cliente se expressar sobre a experiência com a sua empresa. Esteja sempre preparado para ouvir e use esta ferramenta valiosa para aperfeiçoar seus processos.

 

Não faço um cadastro detalhado do cliente

Com um banco de dados detalhado e atualizado, é possível dar mais atenção para cada consumidor, oferecendo vantagens personalizadas, ofertando produtos que o interessem e lembrando de seus aniversários ou datas especiais. Seja no ponto de vendas, ou através de malas-diretas ou mídias digitais, o importante é mostrar que você se importa, principalmente se feito de forma planejada e desenvolvida por profissionais qualificados. Isso estreita as relações e certamente faz com que sua marca ganhe pontos.

 

O Inbound Marketing é uma forma de trabalhar seus clientes e obter seus cadastros, conheça mais no E-book que preparamos para você: [E-BOOK] Uma introdução ao inbound marketing

 

Não ofereço privilégios aos clientes fiéis

Uma boa ferramenta para atrair frequentemente os clientes é oferecer vantagens atraentes aos consumidores mais fieis. Fazer com que se sintam especiais. Existem vários cases de sucesso que comprovam essa afirmação, onde se utilizam dos mais diversos meios para alcançar o êxito, como, por exemplo, condições especiais, cartões de fidelidade, vendas em condicional, ou um sistema de acúmulo de pontos, que dão direito a brindes ou à aquisição de outros produtos.

 

Não tenho um ponto de vendas atraente

Ofereça ao seu cliente uma experiência única toda vez que ele visita sua empresa. Faça-o se sentir em casa. Se o consumidor fica à vontade no estabelecimento e é bem atendido, possivelmente irá retornar outras vezes. Estude o perfil do seu público e leve em consideração o tipo de produto ou serviço que você oferece. Nessa tarefa, cada vez mais, muitas marcas têm utilizado artifícios como música ambiente, coquetéis, e, até mesmo, uma aromatização exclusiva, por exemplo.

 

Não invisto em comunicação direcionada 

Quem não é visto, não é lembrado. E quando se fala em fidelização, a verdade é dura: quanto menos a sua marca investir em divulgação, mais rápido e fácil seus clientes esquecerão dela. Não basta seguir todos os aspectos citados anteriormente se não é desenvolvida uma comunicação constante com seu público. É preciso estar onde ele está e fazer parte de sua vida. 

Leia também: 8 sinais de que chegou a hora de você investir em propaganda

 

 

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