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comunicação interna

Endomarketing: o que uma boa comunicação interna pode fazer pela sua empresa

O endomarketing é todo o conjunto de ações de comunicação interna direcionadas especificamente aos funcionários das organizações. Fundamental para o dia a dia de qualquer empresa, uma boa comunicação mantém o público interno bem informado, motivado e integrado, sendo capaz de gerar grandes resultados.

Deve ser de dentro para fora

A comunicação interna é tão importante quanto a externa. De nada adianta investir em peças e campanhas voltadas para o público geral se dentro da empresa as informações fluem desorganizadamente entre os funcionários. Para ser efetiva, a comunicação, primeiramente, deve ser realizada de fora para dentro. Como em qualquer construção, fortalecer os alicerces é fundamental para que todo o restante do edifício mantenha-se sempre em pé.

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Diálogo

Hoje, assim como a relação entre marcas e clientes é baseada cada vez mais em diálogo, os colaboradores das empresas também precisam ser ouvidos. Ao levar em consideração as opiniões, reivindicações e o perfil de cada funcionário, uma comunicação interna estruturada pode ajudar a reduzir drasticamente a rotatividade de pessoal. Ela faz com que o público interno sinta-se valorizado, percebendo-se como parte essencial da empresa.

 

Reconhecimento

Tão importante quanto investir na prospecção ou fidelidade de clientes é investir no bem-estar e na integração de seus colaboradores. Funcionários motivados, unidos e que sintam orgulho de vestir o uniforme da empresa onde trabalham formam uma poderosa equipe.

Além de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e aumentar a produtividade, o endomarketing bem feito faz com que tanto a empresa quanto seus funcionários cresçam juntos, como um verdadeiro time. Oferecer cursos, palestras, convenções e treinamentos, por exemplo, mostra que você valoriza seus colaboradores e incentiva sua evolução profissional e pessoal.

 

Conhecimento

Será que seus funcionários conhecem a missão, visão e valores da sua organização? Se eles não sabem, provavelmente, é porque estas informações não lhes são transmitidas adequadamente através da comunicação interna. É preciso entender claramente a identidade e o posicionamento da empresa, assim como conhecer bem o produto ou serviço oferecido. Isso a mantém sempre nos trilhos, sem paradas, desvios ou contratempos.

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Integração

Nas organizações de grande porte, a comunicação interna geralmente é desenvolvida em parceria com setores de RH e de marketing. Porém, nada impede que empresas menores possam desenvolver ações de acordo com as suas possibilidades. O importante é entender o processo como uma forma estratégica de fortalecer, incentivar e aproximar sua equipe.

 

Como você viu, uma boa comunicação interna pode trazer resultados expressivos para o seu negócio. Mas, para que isso aconteça, você precisa contar com a ajuda de uma agência de publicidade qualificada e experiente, que entenda as suas necessidades.

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