Skip to main content

Persona: o que é e como criar

Diferentemente do conceito de público-alvo, que abrange características demográficas e sociais mais generalizadas, a criação de uma persona é uma tarefa mais específica.

É normal que as pessoas confundam o que é um e o que é outro. É comum que haja alguma confusão nos conceitos, mas uma coisa podemos afirmar com certeza: persona e público-alvo não são sinônimos.

Público-alvo é um ou vários grupos de pessoas que potencialmente poderiam ter interesse e consumir o produto ou o serviço que sua empresa tem a oferecer.

Uma persona é um personagem fictício que existe para representar seu cliente ideal. Dessa maneira, para criar uma persona, é necessário montar um perfil com nome, profissão, idade, comportamento, hábitos, problemas a serem resolvidos, entre outros pontos.

 

Como criar sua persona?

Tenha em mente que o seu objetivo é desenvolver um personagem a partir de um estereótipo que se encaixe ao máximo nas características do seu público-alvo. Você deve fazer perguntas que abranjam a maioria do seu público, como:

 

Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)

Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?

Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoal quanto profissionalmente)?

Qual seu nível de instrução?

Quais seus desafios e obstáculos?

Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?

Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?

No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?

Quem influencia suas decisões?

 

São perguntas assim que começarão a dar vida a sua persona.

 

A persona está criada? Ok, agora é hora de botar a mão na massa e elaborar estratégias direcionadas para a jornada de compra desse público.

Pensar como essa(s) persona(s) e colocar toda a identidade nas peças e na linguagem abordada irão ajudar com que você faça esse processo de uma maneira muito mais simplificada e ágil, sem contar que a chance de ter uma campanha eficiente e com o ROI positivo é muito mais garantida.

 

Vamos construir essa persona juntos?

Solicitar contato

 

 

 

Acompanhe nossos canais:

behancesite núcleocom youtube instagram facebook