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Polêmicas e alcance diminuindo: entenda o que está acontecendo com o Facebook

Mesmo que ainda seja uma das principais redes sociais do mundo, a plataforma de Mark Zuckerberg já não é mais unanimidade, principalmente entre o público mais jovem.

Desde sua criação até os dias de hoje, o Facebook já sofreu muitas atualizações em seu layout e seus recursos, mas nem todas essas transformações têm sido encaradas de forma positiva pelos usuários. É o caso das constantes modificações nos algoritmos, que passaram a reduzir cada vez mais o alcance orgânico das publicações. Uma fanpage com 1 milhão de curtidas, por exemplo, dificilmente terá postagens que alcancem metade dessas pessoas, a não ser que se pague por isso através dos anúncios patrocinados.

Outra crise que vem dando o que falar é a acusação do Facebook ter usado indevidamente os dados de milhões de seus usuários durante a eleição presidencial americana de 2016. Diante disso, a rede rompeu a parceria com diversas empresas de dados que possibilitavam segmentações mais precisas na veiculação dos anúncios, como a Serasa Experian, organização que fornecia informações sobre as rendas dos usuários.

Enquanto algumas plataformas perdem popularidade, outras comemoram sua ascensão. Esse é o caso do Instagram, por exemplo. Em meio a tantos problemas sendo enfrentados pelo Facebook, a rede de compartilhamento de fotos e videos vem conquistando cada vez mais a preferência dos internautas, ou melhor, seus likes.

O Instagram nunca esteve tão em alta. Com o sucesso da sua função “Stories”, amplamente utilizada pelos digital influencers para divulgar os produtos de forma mais natural e inserida na rotina de pessoas “comuns”, a plataforma se renovou e ganhou nova força. Mas a rede não para por aí: recentemente liberou uma ferramenta de vendas dentro do próprio aplicativo, sem que haja um direcionamento para algum outro site.

Apesar de tudo, o Facebook ainda continua sendo um forte canal pra se estar em contato com seus clientes, mas o que podemos aprender com todo esse sobe e desce das redes sociais? A resposta é que, claro, ter uma estratégia de marketing digital voltada para mais de uma rede social. A comunicação da sua marca deve ser uniforme e passear por todas as redes onde seu público está. Para isso, é fundamental estar sempre de olho nas novas tendências e nas plataformas do momento. Jamais invista em apenas uma mídia.

Que tal solicitar um diagnóstico para avaliarmos juntos em quais redes sociais sua marca precisa estar? 😀

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