Skip to main content

IGTV: a plataforma do Instagram que veio para bater o YouTube

Será que o Instagram vai fazer com o YouTube o que fez com o Snapchat?

Como forma de “comemorar” seu marco de 1 bilhão de usuários por todos os cantos do mundo, o Instagram lança o IGTV, que nada mais é que o novo concorrente do YouTube. O aplicativo, integrado ao próprio Instagram, permitirá filmagens de até 1 hora, em qualidade 4K e, claro, na posição vertical. Ele surge especialmente para os criadores de conteúdo da plataforma, que há um certo tempo já vêm produzindo vídeos amadores e profissionais dentro da limitação de 1 minuto, como forma de entreter e engajar o público, que cada dia procura mais e mais comodidade na hora de consumir conteúdos.

Imagem: Google Imagens
Imagem: Google Imagens

Concorrência direta com o YouTube

Disponibilizando uploads de vídeos com maior duração, o IGTV permitirá que os usuários desenvolvam materiais mais elaborados, que ficarão armazenados para que os seguidores possam assistir quando quiserem. Ele também é um estímulo a mais para a democratização das filmagens que, no YouTube, devido ao formato ser horizontal, requer que o vídeo tenha uma qualidade boa, tanto de vídeo quanto de som.

Vai ser difícil derrubar o gigante YouTube, porém, pelo posicionamento que o Instagram vem tendo, a novidade já nasce como uma concorrente direta. O Instagram também está estudando a ideia de remuneração para os seus criadores de conteúdo, assim como funciona com a plataforma do Google.